(00351) 212 454 656 info@bright-solar.pt
Fixo em Fachada, ELS - Bright Solar

A Bright Solar projetou e executou a maior instalação fotovoltaica em fachada, em área e potência, em Portugal.

Trata-se de um projeto de referência realizado na empresa ELS – Estêvão Luis Salvador, Lda – na freguesia de Almargem do Bispo em Sintra, com 31,16kWp de potência e uma área total de 328m2, tendo sido realizado com módulos de silício micro-amorfo.

A sustentabilidade energética e a procura por soluções de energia amigas do ambiente foram as principais motivações que para a ELS apostar numa instalação fotovoltaica que será utilizada exclusivamente num regime de autoconsumo. Segundo Francisco Salvador, gestor da ELS “este projeto representa também uma estratégia de futuro, na medida em que a energia tem um peso significativo na nossa operação e desta forma seremos ainda mais competitivos. Por um lado produzimos parte da eletricidade que consumimos e por outro esta fachada ventilada reduz as necessidades de climatização do edifício.”

Esta instalação representa um potencial de produção de eletricidade acima dos 20MWh/ano e consequentemente uma redução das emissões de CO2 superior a 8,5Ton/ano.

Este projeto constituiu um desafio interessante não só pela sua dimensão mas também pelas suas características inovadoras. A Bright Solar tem desenvolvido desde 2006 diversos projetos de autoconsumo com e sem ligação à rede, bem como sistemas e micro e miniprodução.

Os painéis fotovoltaicos foram instalados através de um sistema de fixações desenvolvido pela empresa Tecnistore, permitindo uma fixação posterior do painel, que confere um plano único de vidro nesta fachada ventilada.

A instalação fotovoltaica conta com painéis solares da marca Nexpower e inversores da SMA.

Fixo em Fachada, ELS - Bright Solar
Fixo em Fachada, ELS - Bright Solar
Fixo em Fachada, ELS - Bright Solar