(00351) 212 454 656 info@bright-solar.pt

É possível montar um sistema fotovoltaico na minha casa?

Existe um grande número de possibilidades de colocação de um sistema fotovoltaico em casa ou nas imediações e devido à grande variedade de módulos fotovoltaicos, é altamente flexível podendo por isso ser realizada de várias maneiras: em telhado inclinado, telhado plano, numa fachada ou como sombreador de janelas. Uma orientação exatamente a Sul é a configuração mais eficiente mas um pequeno desvio para Este ou Oeste permite ainda assim a geração de energia com eficiência assinalável.

Posso dotar a minha habitação com eletricidade sem recorrer à EDP?

Sim, com recurso a um sistema solar fotovoltaico autónomo e com a instalação de baterias. No entanto ainda não é economicamente rentável no caso das habitações particulares devido ao elevado investimento, muito por causa do custo das baterias. Para as empresas os benefícios ao nível de IRC e os incentivos que lhes podem ser atribuídos para aquisição de equipamentos solares torna o investimento bastante rentável. Mas para os casos em que não exista ainda energia elétrica junto da habitação, é seguramente mais rentável do que pedir a execução de um ramal à entidade comercializadora de energia.

Quanto tempo de vida tem uma instalação fotovoltaica?

O tempo de vida é de pelo menos 25 anos mas quando mantida corretamente tem uma vida útil muito superior. Os módulos têm uma garantia de 25 anos e devido à ausência de partes móveis a manutenção será praticamente inexistente durante toda a vida.

É necessário alguma manutenção numa instalação fotovoltaica?

A manutenção recomendada é apenas de limpeza periódica dos painéis por forma a garantir a máxima eficiência de conversão.

Posso ser produtor de energia elétrica?

Atualmente a lei permite que qualquer pessoa (particulares e empresas públicas ou privadas) possa ser produtores independentes de eletricidade. Consulte aqui a legislação.

Qual o tempo de retorno de uma instalação fotovoltaica?

Depende da sua aplicação mas atualmente a rentabilidade de um sistema fotovoltaico para venda à rede é de cerca de 6,5 anos. Nos casos cuja finalidade seja assegurar as necessidades energéticas de uma habitação, o investimento apenas é viável em locais remotos em que a rede elétrica não está implementada. Neste caso podemos indicar como tempo de retorno médio 12 anos, mas depende sempre do tipo de instalação e a seu objetivo.

Que quantidade de energia pode gerar uma instalação fotovoltaica em Portugal?

Normalmente a regra é de 1200 a 1500 kWh para uma potência instalada de 1 kWp. Por exemplo, para uma instalação de 5 kWp situada no Porto, o rendimento esperado é cerca de 6500 kWh por ano. De salientar, que ao contrário do que se pensa, a diferença de horas de sol entre o norte e o sul de Portugal não é muito significativa, sendo em Lisboa apenas mais 5% que no Porto.

O que acontece à eletricidade produzida que não é consumida?

Normalmente recorre-se a baterias para acumular a energia excedentária para que possa ser utilizada nos períodos em que o sistema não está a produzir.

Qual a garantia dos equipamentos fotovoltaicos?

Módulos fotovoltaicos: 25 anos de produção a 80%;
Baterias: 8-10 Anos;
Restantes equipamentos: 2 anos.

SOLUÇÕES E SERVIÇOS

PEDIDO DE CONTACTO

Aguarde...